Aplicativos fitness e de saúde crescem 226% em instalações orgânicas no Brasil

Estudo da AppsFlyer, líder global em atribuição e análise de dados mobile, mostra o comportamento dos brasileiros por meio dos aplicativos desde o início das recomendações de isolamento no país

Enfrentando o isolamento social por conta da pandemia do coronavírus, as pessoas se voltam mais ainda para seus smartphones. O mercado de aplicativos está experimentando uma alta movimentação de instalações e de sessões (abertura). Nesta quinta-feira, a AppsFlyer, que está presente em mais de 98% dos smartphones em todo o mundo, lançou um estudo sobre o universo dos aplicativos dos países mais afetados pelo coronavírus, e que adotaram medidas de isolamento social, os dados apresentam um panorama de como esta nova realidade está mexendo com o comportamento de consumo em algumas verticais. .

Foram medidos 1,5 bilhões de instalações orgânicas, 850 milhões de instalações não-orgânicas (advindas de publicidade); e 370 bilhões de sessões (interações no app) para encontrar números sobre aumento de instalações, crescimento de algumas verticais e o que esse mercado pode esperar – lembrando que o mercado de publicidade in-app (quando marcas e outros aplicativos fazem propaganda dentro do universo digital apps para atrair downloads) movimentou 57,8 bilhões de dólares em 2019.

Para acesso ao estudo (que será atualizado semanalmente), clique aqui.

Dados Brasil

O brasileiro parece estar mesmo preocupado com bem-estar durante o isolamento. Os aplicativos de saúde e fitness tiveram o maior crescimento – um aumento de 226% de instalações não-orgânicas e 116% de aumento nas instalações orgânicas (sem ser através de publicidade) desde 14 de março até dia 26/03.

Brincar e passar o tempo também se reflete nos números: os aplicativos de jogos de todos os estilos: casual (trivia, quebra-cabeça, caça-palavras), midcore (simulação, aventura, corrida), hardcore (Estratégia e RPG) e Social Casino (casino sem dinheiro real); tiveram um aumento nas instalações (orgânica e não orgânica) a partir de 13 de março, especialmente os jogos casuais com 97% de aumento de instalações não orgânicas até o momento, e os Social Casino Games com 139% de aumento em de instalações não orgânicas no mesmo período de tempo.

Homeschooling também aparece. Em casa, crianças e adultos também aproveitam para estudar. Os aplicativos de educação estão vendo também um aumento maciço de instalações, crescendo 176% desde 16 de março.

Itália

Com um dos cenários mais afetados, os italianos também estão confinados e há mais tempo. As instalações e as sessões estão aumentando também, especialmente desde o início de março.

Muitas categorias estão vendo um grande aumento nas últimas 2 semanas, principalmente em aplicativos sociais (um aumento de 390% nas instalações orgânicas em comparação com as primeiras 2 semanas de março), aplicativos de jogos de cassino sociais (135% de aumento em instalações não orgânicas e 150% orgânico), apps de saúde e fitness tiveram 245% de aumento não orgânico e 80% instalações orgânicas e aplicativos educacionais aumento de 95% em não orgânicas e 55% nas instalações orgânicas e 40% de aumento nas sessões totais.

Espanha

A Espanha aumentou em 40% a abertura de apps no geral, desde o dia 14 de março. As categorias que registram um aumento significativo incluem: Social (aumento de 810% nas instalações orgânicas, aumento de 70% em instalações não orgânicas e aumento de 85% no total de sessões – aberturas), Educação (aumento de 310% não orgânicas, aumento de 280% nas instalações orgânicas e 80% do total de sessões).

Todos os subgêneros de jogos mais do que duplicaram as instalações e também viram um grande aumento nas sessões – casuais com aumento de 155% de instalações não-orgânicas, aumento de 240% nas instalações orgânicas e aumento de 75% no total de sessões, Hardcore com aumento de 110% nõ-orgânicas, aumento de 210% nas instalações orgânicas e aumento de 210% no total de sessões, e Social Casino com aumento de 170% não orgânicas e aumento de 130% nas instalações orgânicas).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *