Aplicativo TBCA lança versão para iOS

A Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA), que traz a composição química e o valor energético de mais de 3.500 alimentos, agora está disponível on-line em três versões: pelo site ou pelo aplicativo Android e IOS.

Foi lançada ontem (19/3) a versão IOS do TBCApp — aplicativo da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA) que traz o conteúdo nutricional e os valores energéticos de mais de 3.500 alimentos, incluindo crus e cozidos, produtos manufaturados e pratos compostos. Com isso, a TBCA pode ser acessada agora por três canais: pelo site ou pelo app nas versões Android e IOS, disponíveis nas respectivas lojas de aplicativos.

“Tanto a versão IOS quanto a Android do app trazem a composição centesimal [umidade, proteínas, lipídios, carboidratos, cinzas e energia], além de vitaminas A e C, cálcio, ferro e sódio presentes em cada alimento. A busca pode ser feita por alimento, grupo ou tipo de alimento ou por componente químico. No app estão disponíveis 17 componentes, que são os mais buscados”, explica a nutricionista Kristy Soraya Coelho, pesquisadora do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC — Food Research Center).

Mas é no site da TBCA que o usuário encontra maior número de componentes, 36, no total, além das informações estatísticas usadas por pesquisadores, como valor médio de componentes, desvio padrão, referências, número de dados de amostras e tipos de dados.

“A TBCA foi elaborada para auxiliar profissionais de nutrição na montagem de cardápios e dietas personalizadas; fornecer subsídios para pesquisas; e dar parâmetros para quem busca uma alimentação mais saudável”, afirma Kristy. O site da TBCA conta hoje com cerca de 800 acessos diários. A versão Android do app, disponibilizada em setembro do ano passado, já teve mais de 1 mil downloads. “O lançamento da versão IOS do TBCApp completa os canais de acesso à base, que é a única da América Latina totalmente on-line.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *