Dia do Esportista: A importância da Atividade Física para a saúde

Dia 19 é comemorado o dia do esportista, a data é celebrada com o objetivo de conscientizar a prática do esporte e atividades físicas.

A movimentação do corpo é o principal meio de aumentar o bem-estar físico e mental e combater o estress, por isso deve ser prioridade na rotina diária. Segundo o personal trainer Giulliano Esperança, a recomendação básica é que um adulto pratique pelo menos 150 minutos de atividade física de moderada intensidade ou de 60 a 75 minutos de atividade moderada a rigorosa. “Esses hábitos podem reduzir as chances de desenvolver diversas doenças como diabetes tipo 2, acidente vascular cerebral e acidente vascular cardíaco. Além disso, os exercícios físicos ajudam a diminuir o ganho de peso corporal evitando as doenças relacionadas a obesidade”, explica.

De uma caminhada no parque, vá à academia. A principal dica é não desistir, para iniciar as atividades físicas tudo é válido. De acordo com o personal, algumas dicas básicas devem ser seguidas para começar os exercícios, como um alongamento inicial e um planejamento de treino, alternando a parte aeróbica e a musculação. “A regularidade é muito mais importante que a intensidade, é melhor fazer pouco e bem feito do que irregular. Além disso, o planejamento e a estratégia são fundamentais para a evolução incessante e segura da atividade.”

Dicas:

• Fazer do exercício um hábito e dar regularidade a prática.
• Aqueça antes dos treinos.
• Planejar os treinos, alternando entre aeróbico e musculação.
• Ter orientação profissional e acompanhamento de um treinador físico.

Mais sobre Giulliano Esperança:

• Personal Trainner Giulliano Esperança Personal Trainer e Diretor Executivo do Instituto do Bem-Estar em Rio Claro/SP, Bacharel em Educação Física UNESP/Rio Claro, Especialistas em Fisiologia do Exercício Unifesp/SP, Especialista em Marketing – Madia Marketing School, Master Coach Sociedade Latino Americana de Coaching, Diretor tecnico da Sociedade Brasileira de Personal Trainers, Premiado pela Sociedade Brasileira de Personal Trainers em Excelência pelos serviços prestados como Personal Trainer, Homenageado pelo CREF4/SP pelo Comprometimento e Ética Profissional em 2016. Eleito do Profissional do Ano na Categoria Emagrecimento pela USP de Ribeirão Preto em 2016, Criador do Método Storm12 com mais de 6000 alunos espalhados pelo Brasil e Exterior, Mestrando do Laboratório de Nutrição e cirurgia metabólica da FMUSP, na área de oncologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *